quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Homem Aranha e os reboots de filmes de Hqs


Há um certo tempo fomos surpreendidos com a noticia do cancelamento da franquia Homem Aranha e já ganharia um reboot. Sam Raimi e todo elenco caem fora, entra Marc Webb para recomeçar com o Homem Aranha nos cinemas, mas será se essa foi à decisão mais acertada, recomeçar a franquia ao invés de continuar com um quarto filme. Para responder essa pergunta precisamos olhar todas grandes franquias e filmes de super heróis.

Anos 2000, estréia X-mem, filme que ajudou junto com Blade (1998) a dar uma explosão nos filmes de super heróis. A franquia começa fazendo sucesso e engatilhando uma continuação para 2003 e acaba se tornando uma trilogia com mais um filme em 2006, que acaba tendo um sucesso de publico, mas um fracasso de critica que acaba anulando um quarto filme. Sem ter para onde correr, acaba fazendo filme sobre seus personagens, o que expande a franquia.

O ano é de 1978, onde estréia Super Homem – o filme que faz um estrondoso sucesso fazendo com que a serie ganhasse mais teres continuações, a franquia acaba ficando desgastada e fica na geladeira até 2006, com o filme Super Homem – o retorno onde acaba eliminando o III e IV filme da franquia, apesar de muitos gostarem,o filme foi um fracasso de bilheteria.

Tim Burton leva para o cinema Batman em 1989, personagem que tinha a sua imagem associada ao seriado dos anos 60. O filme foi um mega sucesso acabou ganhando mais uma continuação que fez sucesso ganhando uma 3ª parte da franquia, mas com uma mudança de elenco e diretor fazendo um sucesso mediano. Na 4ª parte da franquia com o ator principal diferente do anterior a franquia afunda de vez. Em 2005 a Warner lança Batman Begins que faz um sucesso com uma continuação que arrasou bilheterias, mas com uma terceira parte em risco.

Depois de ter vários filmes para a televisão, Hulk ganha em 2003 um filme com efeitos especiais, grande elenco e um diretor de peso, mas nada disso salvou o fracasso do filme, deixando uma possível continuação na geladeira até a Marvel readiquirir os direitos sobre o personagem e fazer um novo filme que apesar de muito elogiado, o filme foi fraco na bilheteria, mesmo o filme não sendo uma continuação, mas também não sendo totalmente um reboot.

Finalmente chegamos em Homem Aranha, franquia de enorme sucesso que após dois ótimos filmes e um terceiro fraco e com uma bilheteria gigantesca. A franquia se perguntava se continuava ou recomeçava, optou por recomeçar. O principal desafio do filme é mostrar para uma mesma geração, um mesmo publico um novo filme que ainda está “fresco” na nossa mente. Um exemplo é o João da padaria ir ver Entre Irmãos ver Tobey Maguire e dizer “Olha lá o cara do Homem Aranha” e depois ver em 2012 um novo ator encarnando o personagem marcado por Tobey Maguire. Dos três protagonistas apenas James Franco conseguiu se desligar da franquia com mais facilidade, então sempre veremos um filme da Kirsten Dunst lembraremos da Mary Jane. A franquia corre o risco de ter o mesmo fracasso de Hulk, pois o seu reboot é muito recente. Homem Aranha teria que ter um reboot, pois Tobey não convence mais como aluno de faculdade e o publico que não lê Hqs não teria mais saco para agüentar o relacionamento vai – e – vem dos dois.
Todas franquias de super heróis vão ter que ganha um reboot, mas a questão é o tempo Batman conseguiu com êxito, outras tentaram continuar e não conseguiram e outras perderam o foco da franquia. Homem Aranha corre o risco de todas, por que podemos ter o filme solo do Venon, poderíamos ver uma continuação, mas ganhamos um remake. Agora só nos resta esperar, pois com o reboot anunciado, diretor escalado, orçamento planejado só falta o anuncio do elenco para começar especular que vai ser o vilão. Pelo menos antes do apocalipse de 2012 veremos ainda uma aventura do amigão da vizinhança.

sem comentarios